Curso de Especialização para Técnicos em Enfermagem em Atendimento Pré-hospitalar
C E T E U P

Objetivo

O Curso de Especialização para Técnico de Enfermagem em Urgência Pré-hospitalar desenvolvido pelo CEPAP destina-se a capacitar o técnico de enfermagem a prestar atendimento às vítimas de trauma e de outras emergências, auxiliando as equipes especializadas ou atuando como chefes de guarnição de socorro no ambiente pré-hospitalar móvel.

Público Alvo

Técnicos de enfermagem militares do CBMERJ e de outras forças coirmãs com registro regularizado junto ao Conselho Regional de Enfermagem.

Carga horária

Possui carga horária total de aproximadamente 1005 horas, distribuídas ao longo de cinco meses, dentre aulas teóricas, práticas, exercícios simulados e estágio supervisionado.

Temáticas abordadas

Os diversos temas para a composição da Grade Geral do Curso foram selecionados entre os principais problemas enfrentados no cotidiano do APH, incluindo novos temas, fruto da demanda recentemente introduzida por mudanças na dinâmica social da população do Estado, do País e do Globo.

Conteúdo Programático e forma de apresentação

O Curso se propõe a ministrar os conhecimentos de forma paralela ao longo do tempo, com vista a proporcionar ao militar visão sistêmica e multidisciplinar do cenário do Atendimento Pré-hospitalar.

Para tanto, foi divido em Eixos Disciplinares. São descritos abaixo estes Eixos, a saber:

• Suporte à Vida: Socorro de urgência no ambiente pré-hospitalar I, Morfofisiologia humana I, Reconhecimento, avaliação e abordagem nas situações de urgência I, Educação e processo de trabalho na atenção à urgência pré-hospitalar I e estágio supervisionado I.
  • Abordagem a Urgência Pré- hospitalar I: Socorro de urgência no ambiente pré-hospitalar II, Morfofisiologia humana II, Reconhecimento, avaliação e abordagem nas situações de urgência II, Educação e processo de trabalho na atenção à urgência pré-hospitalar II e Estágio supervisionado II.
  • Abordagem a Urgência Pré- hospitalar II: Socorro de urgência no ambiente pré-hospitalar III, Morfofisiologia humana III, Reconhecimento, avaliação e abordagem nas situações de urgência III, Educação e processo de trabalho na atenção à urgência pré-hospitalar III e Estágio supervisionado III.

Os conteúdos gerais abordados incluem

• História e Organização do Sistema de Saúde no Brasil (inclusive Pré-Hospitalar e SAMU) e Saúde Ocupacional;
  • Conhecimentos em Anatomia e Fisiologia;
  • Conhecimentos específicos das Patologias Clínicas e Cirúrgicas;
  • Regulamentações e fluxogramas operacionais em APH;
  • Estágio Prático nas viaturas do 1º GSE;

Os diversos Eixos Disciplinares são distribuídos ao longo do tempo de forma paralela, de modo a juntar num mesmo momento, temas diversos cujo entendimento prévio esteja nivelado. Assim, o aluno será apresentado a temáticas que abordem sob diversos pontos de vista o mesmo foco de problema, em um só momento. Para isto, se fez necessário organizar estes feixes de temas afins, de forma a manter o encadeamento com graus de complexidade progressiva ao longo do Curso.

A disciplina de estágio supervisionado se desenvolve a partir da segunda semana de inicio do curso, em período de 24hs semanais, com a presença dos instrutores desta disciplina nas viaturas. Ainda são realizadas visitas didático-pedagógicas em cada OBM/ campo de estágio pela coordenação geral do curso, objetivando, uma maior aproximação entre o valor teórico e a contextualização prática e um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, possibilitando uma avaliação cada vez mais sustentada nos pilares do atendimento às urgências pré- hospitalares.

Visitas ao Site